Como preparar uma pregação?

Muitas pessoas me perguntam como eu preparo as minhas mensagens. Antes de falar sobre isso, eu queria reforçar que a ordem de Jesus para pregar o evangelho, que está em Marcos 16.15, é para todo mundo.


Na foto acima estou pregando a palavra de Deus na Igreja Evangélica Tabernáculo de Davi, em Nova Iguaçu - Rio de Janeiro, ano 2013. 
 
- COMO PREPARAR UMA PREGAÇÃO?

1º passo: orar
A primeira coisa que faço antes de preparar a mensagem é orar e pedir direção ao Espírito Santo sobre o que tenho que falar.

2º passo: Estudar.
Mesmo que você não tenha formação teológica, é importantíssimo estudar e meditar na Palavra. Meditar é diferente de ler. Meditar é analisar, pensar, pesquisar.

3º passo: Defina o texto e o tema.
Eu escolho um texto da Bíblia e analiso qual o tema que ele está abordando. Vou te dar um exemplo. O Salmo 27.14 fala: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor”. Nesse caso, eu poderia pregar sobre o tema “Aprendendo a esperar em Deus”.

4º passo: Analiso cada palavra.
Eu analiso cada palavra do texto separadamente e vejo o que posso linkar com esse assunto.

5º passo: Preparo o esboço.
Cada um tem uma forma de preparar a palavra, mas eu costumo fazer um esboço e dividir a pregação em tópicos.

Essa é a forma que eu preparo as minhas mensagens, e espero que ajude você e te incentive a pregar também a Palavra de Deus.




Postagens relacionadas:

Compartilhe suas experiências literária

Redes sociais oficiais do Bispo Fernando Cardoso

VICE PRESIDENTE DO CIMP