6 princípios para uma boa liderança cristã

Você sabe quais são os princípios para uma boa liderança cristã?


Liderar é uma grande responsabilidade. Exercer a liderança significa guiar, ensinar e desenvolver pessoas. A liderança cristã é o ato de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando mentalidades e comportamentos para que essas pessoas cumpram os propósitos de Deus para elas e por meio delas.

Dessa forma, a liderança cristã não está enraizada em noções mundanas de sucesso, como o dinheiro ou poder. Os líderes, pelo contrário disso, não devem oprimir e dominar os outros com sua autoridade, como faziam os gentios.

Ao invés disso, os líderes servem aos outros, como Jesus demonstrou em Filipenses 1:7-8, quando se fez sem fama, assumindo a forma de servo e vindo em semelhança de homens.

6 princípios para uma boa liderança cristã:

Neste artigo, o Atos6 trouxe 6 princípios para uma boa liderança cristã. Confira!

- 1 Amor: Deus é amor (João 1:4) e derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu (Romanos 5:5).

Em 1 Coríntios 13, Paulo escreveu sobre a natureza transformadora do amor e como ele é maior do que dons espirituais como fé e esperança.

Assim, o amor é central para o Cristianismo. Qualquer líder cristão deve ser motivado em sua vida pelo amor de Deus em tudo o que ele ou ela fizer. E sob esta luz, que outras pessoas reconheçam o coração e os motivos desse líder.

- 2 Modéstia:
A modéstia significa não possuir e nem demonstrar vaidade em relação a si mesmo e às suas próprias conquistas. De acordo com a Bíblia, modéstia é agir de forma decente e pura, sem motivação pecaminosa.

Nesse ponto de vista, ser arrogante não ajuda a modelar ou demonstrar os interesses e amor de Cristo. Na realidade, este traço de personalidade está em conflito direto com a liderança cristã.

Inclusive, em Provérbios 16:5 diz que os orgulhosos de coração são uma abominação para o Senhor.

- 3 Motivação: As pessoas executam alguma ação, porque tem um motivo para tal, ou seja, motivo para a ação. Da mesma forma, um líder pode motivar ou desmotivar alguém através de sua comunicação e estratégias utilizadas.

Para um cristão, Jesus Cristo é o motivo da ação, mas sabemos que, nesta vida, muitas vezes fraquejamos e perdemos o foco.

Nessa perspectiva, bons líderes cristãos são aqueles que estão constantemente nos lembrando de como viver o propósito de Deus.

- 4 Correção: Corrigir erros e falhas faz parte da vida de todos os cristãos. Ser corrigido nem sempre é fácil, mas é essencial se queremos andar no caminho certo. Por vezes, podemos sentir que quem nos corrige está nos prejudicando, mas sabemos que Deus tem o melhor para nós e corrige aqueles que Ele ama.

Muitas passagens nas Escrituras falam desse princípio, como em 2 Timóteo 3:16-17, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Em Tiago 5:19-20, de igual forma, quem converte um pecador do erro do seu caminho salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.

Se você está se questionando como líderes cristãos podem corrigir seus seguidores da maneira certa, temos as seguintes dicas:

  • Compreendendo seus temperamentos;
  • respeitando suas preocupações;
  • acreditando em seus dons;
  • apoiando seus sonhos; e
  • desafiando suas falhas.

- 5 Integridade: A integridade é a qualidade de quem não se deixa corromper e que age com honestidade. A integridade envolve tanto ações quanto palavras e os bons líderes cristãos praticam e valorizam esse princípio.

Inclusive, a Bíblia menciona vários personagens que foram íntegros: Abel, Noé, Hananias, Jó, José e outros, mas o maior exemplo de integridade na Bíblia é o Senhor Jesus Cristo. Ele foi pleno, justo e autêntico em todo o seu viver. (Lc. 23:47)

Assim, todos que buscam honrar a Deus, vivendo à semelhança de Cristo, deverão desenvolver essa virtude em sua vida prática.

Em Colossenses 3:23 fica claro: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”

- 6 Obediência à vontade de Deus: Há muitos líderes cristãos buscando sucesso, reconhecimento, fama e riqueza, mas um bom líder busca ao Senhor e entrega seu caminho a Ele, que estabelece os próximos passos.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Romanos 12:2

Desenvolvendo uma boa Liderança Cristã: A liderança muitas vezes é vista como uma aura que acompanha algumas poucas pessoas escolhidas, uma qualidade inata e, portanto, uma característica ou um dom que nasceu com determinada pessoa.

É bem verdade que existem pessoas com uma forte vocação de liderança, porém, na maior parte dos casos, alguns aspectos da liderança podem ser desenvolvidos e aprimorados por todos nós. Trata-se de crescer em conhecimento próprio, de crescer em humanidade.

Algumas características de um perfil de liderança são:

  • Visão estratégica;
  • autoconhecimento;
  • experiências desafiadoras;
  • maximização de valores;
  • construção de alianças;
  • cultivo de talentos;
  • aprendizado constante.

Entretanto, com foco e esforço, qualquer um pode desenvolver liderança. O processo de desenvolvimento de uma boa liderança cristã exige tempo e dedicação. Então, tenha zelo e amor para com Deus e Sua Palavra.

Os líderes cristãos devem seguir o exemplo de Jesus de buscar a Deus para ter uma visão de Sua vontade e força. Tornar-se mais justo é um processo vitalício para todo cristão, e os líderes precisam reservar tempo para crescer espiritualmente.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” – Filipenses 4:8.




Postagens relacionadas:

Compartilhe suas experiências literária

Redes sociais oficiais do Bispo Fernando Cardoso

VICE PRESIDENTE DO CIMP